K. A. Abulkhanova — Personalidade e Atividade (1980)

Publicado em Kossakowski, A. (Org.), Psicologia en el socialismo. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 1987, pp. 174–179. Tradução por Bruno Bianchi.

O princípio marxista do sujeito da atividade serve como ponto de partida para a análise psicológica do problema “personalidade e atividade”. Este princípio nos traz a possibilidade de uma abordagem dinâmica da atividade, em contraste com sua concepção como uma estrutura dada de uma vez por todas. Também nos permite investigar a dinâmica da atividade em função da mutabilidade da posição do sujeito. Dessa forma, podemos nos comprometer com a relação do sujeito com a atividade e com o modo, dependente dele, como ele está integrado na atividade socialmente necessária.

Primeiramente, o sujeito é caracterizado por seu lugar no sistema das relações sociais, da realidade social; além disso, se manifesta como sujeito da atividade. Só com a ajuda de um postulado como este é possível compreender a diferenciação dos indivíduos, o que não é possível com sua determinação global por meio da abstração de sua atividade. Finalmente, apenas sobre a base de uma abordagem como esta é possível indagar a partir das condições se verifica o desenvolvimento do sujeito da atividade, que se diferencia de uma abordagem não genética, estática.