O Kátharsis é um projeto de divulgação da ciência psicológica e de outros campos de conhecimento adjacentes. Ele se constrói em diversas frentes, como tradução e produção de textos, realização de cursos, podcasts, entre outros.
Criado em 2021, o projeto tinha como objetivo orientar e guiar os estudos dentro na Psicologia Histórico-Cultural, uma abordagem desenvolvida na União Soviética a partir de meados dos anos 1920.
No entanto, o Kátharsis logo cresceu e passou a buscar novos horizontes, com a realização de traduções inéditas de outros autores, a realização de cursos livres, a divulgação por meio de vídeos e podcasts didáticos, etc.
O "eixo" comum desse horizonte é o materialismo dialético e a filosofia da práxis, que norteia os diferentes autores e teorias divulgadas aqui.

Quem é o Kátharsis?
O Kátharsis foi fundado por Bruno D. Bianchi, psicólogo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2016. Com atuação profissional na Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná (2017-2019), professor universitário, psicólogo clínico em CAPS. Atualmente trabalha como psicólogo e supervisor clínico, tradutor e professor tanto de cursos livres promovidos pelo próprio Kátharsis, quanto em Institutos de Psicologia.
Tradutor das obras "A Responsabilidade Social do Filósofo" (G. Lukács, 2021, Editora LavraPalavra), "Crítica dos Fundamentos da Psicologia" (G. Politzer, 2022, Editora LavraPalavra), "História do cinema na cultura do Século XX" (G. Oldrini, 2023, Coletivo Veredas) e organizador e tradutor da obra "Fundamentos da Psicologia Soviética (2025, Ruptura Editorial).
Pelo Kátharsis, foi responsável pela tradução das obras "Perturbações da Personalidade" (B.V. Zeigarnik, 2024) e Fundamentos da Psicologia Geral (S.L. Rubinstein, 2025), e rotineiramente realiza cursos sobre temas como psicopatologia, história da psicologia, psicologia clínica, entre outros.
Além disso, o Kátharsis conta com o apoio de diversos voluntários em traduções, revisões de texto, entre outras atividades, movidos pelo princípio da divulgação científica e do compromisso ético com o conhecimento.


Psicoterapia e Supervisão
Além de tradução e divulgação de conhecimento, o Kátharsis também é um espaço de psicoterapia e supervisão clínica. Com atuação clínica desde 2021 e orientado pela psicologia materialista dialética (também conhecida popularmente como psicologia histórico-cultural).
A psicologia materialista dialética atua a partir da realidade individual de cada sujeito e busca promover o desenvolvimento e a autonomia. Ela se pauta pela tomada de consciência dos determinantes do nosso funcionamento psíquico e parte do princípio da atividade, isto é, de que o sujeito possui a capacidade de ação e transformação do seu entorno e, consequentemente, de si mesmo.
No campo da supervisão (individual e coletiva), são realizados encontros de discussão de caso, discussão teórica, além de orientações práticas acerca da gestão da clínica particular. Preza-se pelo sigilo e pela postura ética em relação a cada caso, e pelo desenvolvimento de intervenções orientadas pelo acúmulo prático e científico da psicologia como um todo.
Para saber mais sobre, clique abaixo.
